📖 histórias
Às vezes, também acontecem algumas coisas interessantes na vida do dev. Tem um site que compila várias histórias, no mínimo, curiosas do nosso mundinho. Tipo quando na década de 80, um computador em uma estação ferroviária soviética trabalhava misteriosamente à noite. O engenheiro Sergei investigou e descobriu que as falhas ocorriam apenas quando o pátio recebia carregamentos de gado do norte da Ucrânia e oeste da Rússia – áreas afetadas pelo desastre de Chernobyl. A radiação emitida pelos vagões alterava os bits na memória do computador.
🧑💻 design de software
É raro mas acontece muito: um profissional cria algo na empresa que só ele conhece direito. Quando essa pessoa vai embora, ninguém sabe como lidar com aquilo. Isso se aplica muito bem na construção de um software. Programar é criar uma teoria sobre como o sistema funciona, e essa teoria precisa ser mantida viva. É essencial documentar bem e pensar no futuro do software, garantindo que ele possa ser compreendido e mantido ao longo do tempo.
🔎 observabilidade
Observabilidade não é apenas monitorar erros, mas entender o sistema por dentro. Diferente do monitoramento, que apenas acompanha métricas predefinidas, a observabilidade permite explorar logs, rastros e eventos para melhorar desempenho e custos. Para garantir boas arquiteturas, duas abordagens ajudam:
- Funções de Fitness – Testes que validam metas como desempenho e resiliência.
- Desenvolvimento orientado à observabilidade (ODD) – Incorporar a observabilidade desde o início, não só quando surgirem problemas.
Ou seja, observabilidade não é um “extra”, mas um pilar essencial para sistemas eficientes!
🌟 full stack
Devs, parem de se chamar de fullstack! O termo já perdeu o peso e, se você trabalha no CSS, talvez não seja full stack de verdade. Quer ser acima da média? Foco! Se aprofunde em uma área antes de tentar abraçar tudo. E lembre-se: ser full stack não é só saber React e Java, é entender como tudo funciona de verdade. No fim, deixe que os outros te rotulem. O que importa é o que você entrega!
🤔 reflexão
Ser curioso sobre o que há de novo, claro. Isso é esperado. Mas é mais interessante ser curioso sobre o que é antigo. O que resistiu ao teste do tempo, o que funcionou antes e ainda funciona agora. Isso merece a sua atenção. Com isso vale a pena ser curioso. A curiosidade sobre as coisas que ainda existem não é apenas nostalgia — é uma maneira estratégica de filtrar o ruído e descobrir o que realmente importa, o que realmente funciona e no que realmente vale a pena investir.
🔙 máquina do tempo
Merda, eu caguei tudo. Por favor, me diz que o git tem uma máquina do tempo mágica?!?! Essa é uma das perguntas que o Oh Shit, Git!?! responde pra você. O site é um compilado das principais cagadas que você pode fazer ao usar Git e como resolvê-las.