🐻 CSS
Enquanto o mundo inteiro está aí brigando com JavaScript para fazer análises de tráfego, o Bear Blog decidiu ser diferentão e usar... CSS! Sim, CSS! Ele baniu o JavaScript do lado do cliente e inventou um jeito de rastrear leitores reais (não bots) só com CSS e umas manobras de IP e user-agent. Veja como!
⌨️ Do It Yourself
O autor do texto relata a sua jornada de criar o seu próprio layout de teclado, porque o QWERTY não estava mais dando conta. Entre noites sem dormir e ajustes infinitos, ele conseguiu aliviar as dores no polegar e reduzir o uso do mindinho quebrado. O resultado foi um layout bem bacana. Mas será que todo o trabalho valeu a pena?
🤷 Git
Que jargão do git você acha confuso? O autor deste texto resolveu fazer essa pergunta para as pessoas e se propôs a esclarecer as dúvidas. Vem entender as terminologias mais estranhas do git, como “estado HEAD destacado”, “avanço rápido”, “índice/área de preparação/preparado” e “à frente de 'origem/principal' por 1 commit”.
🚫 twitter
O autor está lamentando a perda de autenticidade no Twitter (o Twitter - nos recusamos a falar X - está funcionando no dia que você está lendo essa news?), agora transformado em uma "máquina de engajamento". Antes, o conteúdo parecia mais genuíno, mas agora todo mundo está focado em ganhar curtidas e seguidores, com postagens cuidadosamente calculadas para atrair atenção (e dinheiro, já que o Twitter começou a pagar criadores). O problema? O conteúdo "engajante" muitas vezes se torna forçado e inautêntico. O autor está preso entre duas escolhas: ser autêntico e irrelevante, ou jogar o jogo do engajamento e perder a alma. E aí, qual pílula você escolhe?
🤷 Git confuso 2
Quando você abre um arquivo SQLite, vê um monte de "rabiscos". Se tentar usar o Git pra rastrear as mudanças, ele só te avisa que o arquivo mudou, mas nada de detalhes. Só mostra uma mensagem misteriosa tipo: “Binary files a/mydb.sqlite and b/mydb.sqlite differ”. Mas calma, tem um truque pra isso! Dá pra ver o que realmente mudou no banco de dados com alguns comandos. O processo consiste em adicionar um tipo de diff "sqlite3" no Git, configurando-o para tratar arquivos binários como texto, usando o comando sqlite3 .dump. Também é necessário ajustar o arquivo .gitattributes para aplicar essas configurações aos arquivos SQLite. Assim, diffs legíveis das alterações poderão ser visualizados ao usar comandos do Git.
🏃 run
Uma loja de calçados na França fez uma promoção chamada “Rob It to Get It”, que convidava os clientes a tentar roubar algo e correr para fora da loja. Mas havia um porém — o “segurança” era um velocista profissional. Como seria de se esperar, ele é rápido, mas você pode não perceber o quão mais rápido ele é do que um corredor médio, ou mesmo um bom corredor. A explicação é simples: nossa velocidade depende de vários fatores, como altura, peso e músculos. E se um desses fatores não estiver em dia, você fica para trás. Então, relaxa e aceita que sempre vai ter alguém muito mais rápido que você!